sexta-feira, 16 de setembro de 2011

EAD : Educação do futuro

Olá!
Este blog tem como objetivo informar qual é o papel e a importância das tecnologias ultilizadas na educação.
Sempre fui apaixonada pela Educação e portanto segui minha carreira de Graduação e Pós Graduação voltadas a esta área.
Acredito que a partir de um recurso tecnológico  o aluno possa adquirir muito conhecimento ,não por ser um objeto atrativo,mas quando for ultilizado de forma significativa  para a aprendizagem por professores e outras pessoas ou por ele próprio.
Devido ao crescimento das tecnologias  hoje é possivel realizar um curso a distância,na qual a pessoas ficam distantes fisicamente e interagem através das internet .
Os cursos EAD estão tomando maior proporção devido a falta de tempo das pessoas em frequentar os estabelecimentos de ensino,podendo assim estudar em casa,trocando informações em tempo real e manter contato direto entre professores e alunos.
Há um ano  tive a oportunidade de ingressar nesta área de Educação a Distância,que era algo desconhecido para mim.
Antes ouvia falar sobres os cursos  distância que eram transmitidos através de telecursos com vídeos e também graduações que encaminhavam os materiais por correios,porém não imaginava a dimensão e as possibilidades que a EAD oferece.
Antes de conhecer como realmente como funciona a EAD havia preconceito.Como aprender em casa?Como possuir uma graduação sem  o contato fisico com professores?
Este proconceito desapareceu ,pois constatei que a distância física é um mero detalhe.È por isso que os alunos que queiram  realizar um curso a distância devem estar dispostos a organizar seu trabalho,contactar constantemente seus tutores ,fazer leituras e exercícios diários com muita disciplina e também possuir recursos tecnologicos de qualidade.Ou seja,possui autonomia ,motivação e organização.
Com a EAD passei também a peceber que o professor deixou de ser o centro da aprendizagem e o principal foco agora é o aluno,que  se torna agente do seu próprio conhecimento e o professor sendo apenas um mediador  e orientador .O professor Tutor tem um papel fundamental em toda vida acadêmica de seu aluno,pois esta sempre a disposição em orientá-los e fazer um papel de motivador,informante e companheiro também.
Eu como pedagoga tenho esta preocupação em não somente transmitir os materiais,mas sim me tornar alguém em quem os alunos possam confiar , agindo sempre com muita educação,motivando e mostrando a importância dos estudos.
Atualmente estou cursando a Pós Graduação em Metodologias e Gestão da Educação a Distância e me superando ,pois estou aprendendo a aprender de maneira autoditada.Aprendendo a me policiar e me disciplinar nos estudos e também me aperfeiçoando profissionalmente ,afim de oferecer qualidade aos meus alunos .
Como atividade a ser realizada como avaliação deste curso ,criamos este blog,algo novo para mim também ,pois somente participava de sites de círculo social.
Foi válida a proposta em participar de outros blogs,pois discuti vários pontos de vista,tive muitas contribuições em minha formação e também acredito ter contribuído com as pessoas leigas no assunto ou não ,mostrando o que realmente é esta modalidade que tem tanto a crescer e obter sucesso em nosso país: EAD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário