quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Uma forma de usar a tecnologia a favor da aprendizagem......

Trabalho com blogs aproxima professora paulista de alunos

O trabalho em sala de aula era insuficiente para suprir a necessidade de expressão da professora Janaína Spolidorio, que gosta de escrever e elaborar atividades didáticas. A partir da criação de um blog, ela passou a ter mais motivação e a usar as ideias exatamente como desejava. Formada em letras, com licenciatura plena em português e inglês e pós-graduação na área de informática, Janaína tem 18 anos de magistério. Professora da rede pública de São Bernardo do Campo (SP), ela reúne experiência profissional que inclui educação infantil, ensino fundamental e médio e escolas de idiomas.

Para a professora paulista, os blogs são parte da vida dos alunos naturalmente e podem influenciar também a atividade do professor, como importante ferramenta de trabalho. “O blog é um espaço virtual que pode ter a função que a pessoa desejar”, avalia. “A experiência que ele proporciona é ímpar e, certamente, pode trazer grande ampliação de conhecimentos para o professor.”

Janaína revela ter percorrido um caminho virtual tortuoso e enfrentado dificuldades até chegar ao primeiro blog. Nele estão disponíveis ideias e atividades educacionais prontas, que ela costuma elaborar, com textos de autoria própria. A maior parte do conteúdo abrange as áreas de português e de matemática, mas também há material para artes, ciências, geografia e história. As atividades não são divididas por ano, para não limitar o trabalho do professor.

Além desse blog principal, ela mantém um simplificado, que traz material dividido por tema, e o
Pergunte a Janaína Spolidorio, criado para oferecer aos leitores um espaço adequado a tirar dúvidas.Pais — Como os alunos de Janaína são pequenos, de turma de alfabetização, quem participa do blog são os pais. “Uma parte do blog, sob a categoria pedagogia, é destinada a ensinar aos pais como ajudar os filhos em casa, como melhorar a aprendizagem dos filhos e outras coisinhas mais”, diz a professora. “Se eu tivesse uma turma de terceira ou quarta série, teria planos de criar um blog participativo, orientado, no qual os alunos aprenderiam a gerenciar blogs, escrever artigos e elaborar web-episódios, entre outras coisas”, ressalta.

A professora sonha em montar um portal de recursos educacionais abertos (REA), no qual abriria um diretório de indicação de blogs “maravilhosos” de professores.
Fátima Schenini
Extraído : http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16990

Um comentário:

  1. Camila, boa noite!
    O teu blog está muito bom! Parabéns!
    O relato de experiência que você divulga no teu blog “Uma forma de usar a tecnologia a favor da aprendizagem” é muito interessante e pode incentivar outros/as professores/as a utilizarem a tecnologia para a humanização, como diria Paulo Freire.
    A experiência apresenta uma relevância social importante porque envolve os/as pais/mães de estudantes das séries iniciais da Educação Básica. Considerando que boa parte de pais/mães trabalham durante o dia, o blog se torna uma ferramenta importante de “aproximação” deles/as com a escola, além de oferecer orientações úteis para o acompanhamento dos estudos dos/as filhos/as.
    Espero que experiências positivas como esta sejam desenvolvidas pelo nosso país.
    Abraço,
    Erivelto

    ResponderExcluir